P Polícia

Morador de Campo Novo do Parecis tem WhatsApp clonado; saiba como não ser vítima

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O WhatsApp, aplicativo com maior número de usuários no mundo, está sendo muito utilizado por estelionatários nas realizações de golpes. Em Campo Novo do Parecis, nos dois primeiros meses de 2020, foram registradas, segundo a Polícia Civil, 9 ocorrências de estelionato, sendo que, na maioria delas o App é o principal meio usado pelos criminosos. Esse número cresce quando se leva em consideração que muitas vítimas não registram a ocorrência.

 

Na última quarta-feira (26), mais um morador de Campo Novo do Parecis foi vítima de um golpe através do WhatsApp. Em uma postagem em suas redes sociais ele escreveu o seguinte alerta: “Olá meus amigos. Meu ‘Zap’ foi clonado, favor excluir e não mandar nem um tipo de valor”.

 

No caso dessa vítima, o criminoso aproveitou que ele havia colocado um veículo à venda em uma loja virtual e, se passando por representante dessa loja, solicitaram um código que chegaria em seu celular. Acreditando na conversa dos estelionatários, a vítima passou o código, que, na verdade, era um número de autenticação do aplicativo, com o qual foi possível a clonagem do seu WhatsApp.

 

Com a conta do WhatsApp instalada no celular do golpista, ela deixa de funcionar no celular da vítima. Ou seja, a pessoa fica sem sua conta no mensageiro e o criminoso passa a controlá-la. Com WhatsApp em mãos, ele envia mensagens a amigos e familiares da vítima, pedindo dinheiro emprestado via transferência bancária.

 

Mas o que fazer para não cair no golpe? 

Nunca passe um código de verificação para outra pessoa por telefone. Empresas como OLX e Mercado Livre não fazem esse tipo de solicitação;

 

Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp, com a qual você cria uma senha de proteção à sua conta. Sem ela, o criminoso não conseguirá efetuar a clonagem, mesmo com o código de verificação em mãos. Para ativar o recurso, vá em Configurações>Conta>Confirmação em duas etapas>Ativar.

 

Caso você receba uma mensagem de amigo ou familiar pedindo dinheiro emprestado, ligue para ele para confirmar se não se trata deste golpe.

 


Caí no golpe, o que faço? 

Avise seus amigos e familiares (principalmente aqueles com quem você mais conversa no WhatsApp) de que sua conta foi clonada e que eles não devem acreditar caso alguém se passe por você pedindo dinheiro;

 

Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme o código de 6 dígitos que você receber via SMS. Assim, qualquer outra pessoa que estiver acesso à sua conta será desconectado automaticamente;

 

Bloquear o acesso do criminoso não significa que seu acesso estará restaurado. Se não conseguir recuperar sua conta no WhatsApp através do aplicativo, entre em contato com o suporte da plataforma através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

 

Faça um boletim de ocorrência do caso, dando todas as informações que tiver sobre o criminoso.

Publicidade
Banner Coprodia
Publicidade
Banner Covid-19

+ Acessadas

Publicidade
Banner Covid-19