M MT

Região Turística do Portal do Agronegócio inicia debate sobre criação de Instância de Governança

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômica (Sedec) promove nesta terça-feira (13.11), uma reunião técnica para iniciar os trabalhos que poderão consolidar mais uma Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) em Mato Grosso.

 

Desta vez, a mobilização será no município de Tapurah que representa, junto com mais seis cidades (Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop e Sorriso), a Região Turística Portal do Agronegócio de acordo com o Mapa do Turismo mato-grossense.

 

Mato Grosso possui somente uma IGR formalizada que é a Associação de Desenvolvimento Turístico da Região das Nascentes composta por sete municípios: Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Julio, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra. O Mapa do Turismo oficial de MT possui 16 Regiões Turísticas formatadas congregando 94 municípios.

 

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Planejamento do Turismo da Sedec, Diego Augusto Beserra a intenção é que outras regiões que compõem o Mapa do Turismo se organizem para consolidar as suas próprias IGRs que fortalecem o setor.

 

Beserra explica que em todo o processo que envolve o planejamento, desenvolvimento e implementação de Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Turismo Regional é fundamental que exista uma organização, que se encarregue da coordenação, acompanhamento e gestão da região turística que é o principal objetivo das Instâncias.

 

“Para formalizar uma IGR é preciso reconhecer, institucionalizar ou fortalecer uma organização representativa dos poderes público, privado, do terceiro setor e da sociedade civil organizada dos municípios componentes da região turística em foco. Caberá a esta organização executar as propostas, podendo ser um fórum, conselho ou outro tipo de colegiado, de acordo com o perfil de cada região turística, atuando de forma descentralizada”, esclarece.

 

Em paralelo a reunião, outra equipe técnica da adjunta de Turismo também estará em Tapurah fazendo um trabalho de sensibilização sobre a importância do Cadastur para formalizar profissionais do segmento do turismo que terão seus cadastros disponíveis no portal de Ministério do Turismo.