M MT

Perícia aponta que sobrepeso causou desabamento do telhado de loja em shopping de Tangará

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A perícia criminal de Engenharia Legal, realizada pela Politec, constatou que o excesso de peso decorrente da sobreposição de telhas sobre o telhado das Lojas Americanas dentro do shopping de Tangará da Serra causou o desabamento da estrutura nesta terça-feira (30.07).  O telhado passava por reforma para a substituição das telhas antigas quando ocorreu o desabamento. No local, foi constatado que telhas novas folham empilhadas sobre as antigas inadequadamente, causando sobrecarga em determinados pontos da estrutura.

 

A análise foi realizada pelo perito oficial criminal, Marivaldo Rocha, com o objetivo de apurar a causa do incidente. “Devido ao excesso de peso nas tesouras – estrutura metálica que recebe o peso da cobertura – uma delas entrou em colapso e puxou as demais em efeito dominó. Essas tesouras ao cair puxaram a estrutura de concreto onde se apoiavam e estas também vieram a cair sobre o piso”, explicou.

 

O laudo pericial deverá ser concluído no prazo legal de 10 dias, e irá contatar se as normas técnica de engenharia foram estavam em conformidade. No local, os peritos também irão avaliar a constatação de danos da estrutura.

 

Conforme o perito Marivaldo Rocha, apesar da dimensão dos danos, a estrutura geral do shopping não foi prejudicada, concentrando-se apenas na loja onde ocorreu o fato, não ocasionando o risco de novos colapsos.  

 

O Corpo de Bombeiros Militar verificou que havia duas vítimas com escoriações e uma terceira estava embaixo dos escombros. A equipe contou com o apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para a retirada da terceira vítima que foi encaminhada ao hospital com suspeitas de fraturas e perda de dentes, porém estava consciente. As outras duas vítimas foram encaminhadas à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da região.

 

Tita Mara Teixeira | Politec-MT