M MT

Comprar dos pequenos negócios locais é a saída mais rápida para o seu município superar a crise

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Já está provado que as economias fortes e perenes mantêm políticas prioritárias para os pequenos negócios, valorizando-os como a principal alavanca do desenvolvimento, capazes de criar empregos, gerar rendas e estabelecer justiça social.

 

E agora, diante dessa inesperada crise que ameaça vidas e desarranja os mercados, mais do que nunca é necessário e urgente criar medidas eficazes para fazer girar a roda positiva do desenvolvimento local. Mais do que nunca, as instituições públicas e privadas, que respondem por apoiar o fomento aos pequenos negócios, nos municípios de Mato Grosso, precisam estar juntas e engajadas em prol dessa causa, para que unidas possam manter o ecossistema produtivo em funcionamento.

 

A volta à normalidade depende de vários fatores externos, mas internamente, cada localidade tem o  seu grande poder para buscar formas de se rearranjar, tem sua cultura e criatividade, força,  fé e perseverança que podem ser colocadas a serviço do  coletivo,  das demandas mais urgentes, das situações mais graves e que merecem maior atenção.

 

E o papel da verdadeira liderança, que trabalha pela construção do ambiente sustentável, é voltar-se agora para essa dura realidade, que requer de nós muitos sacrifícios, e tomar medidas que possam amenizar a angústia das pessoas e alimentar as perspectivas dos empreendedores e empresários para seus negócios.

 

Além de um pacto pelo não esmorecimento, propomos atuar de forma conjunta, para estimular a produção e o consumo local, incentivando todos a comprarem dos pequenos negócios, valorizando o comércio de rua, dos bairros, da cidade, como medida de enfrentamento da crise.

 

E nós, do Sebrae  em Mato Grosso, estamos aqui trabalhando, com todos os nossos recursos técnicos e tecnológicos,  para minimizar as consequências dessa epidemia sobre as  micro e pequenas empresas, com nosso time de plantão,  para orientar, tirar dúvidas, oferecer conteúdos digitais para capacitações, ouvir e encorajar as pessoas que buscam apoio.

 

Temos a certeza de que, com o apoio da sociedade, das instituições governamentais, das lideranças políticas e administrativas, em todos os níveis, ONGs, confederações, federações, sindicatos entre outros, os pequenos negócios sentirão amparados e mais fortes para as desejadas superações.

 

Para ilustrar este contexto, destacamos a relevância das micro e pequenas empresas, para a economia de Mato Grosso, que conta com 316.275 empreendimentos. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-MTE), a maior parte dos empregos gerados estão nos pequenos negócios, sendo 66% do total dos empregos formais, que respondem por 60% dos salários pagos.

 

A palavra-chave agora é cooperação! Este é o momento de termos consciência, confiança e visão sistêmica local das nossas potencialidades, tirando lições e aprendizados, para desenharmos juntos o novo futuro que desejamos, valorizando o que realmente importa: a vida em equilíbrio.

 

Sebrae MT