G Geral

Projeto Agente Mirim Abre Inscrições Para turma De 2019

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na próxima semana, mais propriamente no dia 12 de fevereiro, começam as rematriculas e 17 as  inscrições de alunos novos do Projeto Agem, realizado por agentes penitenciários e parceiros na cadeia publica de Campo Novo do Parecis. O projeto é composto por ações voltadas à cidadania, patriotismo, hierarquia e disciplina, visando o desenvolvimento das potencialidades intelectual, social e profissional de crianças e adolescentes entre 12 a 17 anos de idade e tem por objetivo geral oferecer ao Agente Mirim oportunidades de desenvolvimento intelectual, social e profissional, onde o mesmo seja protagonista e multiplicador de conhecimento, contribuindo com o meio social em que está inserido.

 

São muitas as ações dentre elas, acampamentos, treinamento físico mirim, instruções ministradas pela segurança pública, trânsito e bombeiros, palestras realizadas pelos órgãos da justiça, conselho da criança e profissionais da saúde. Acontece nas quartas-feiras no contra turno escolar e aos sábados pela manhã, para jovens entre 12 e 17 anos.

 

Este ano será ofertado 80 vagas divididas em dois turnos, 20 para lobinho, sendo 10 para o turno matutino e 10 para o turno vespertino. Serão disponibilizadas vagas extras para CRAS (livre demanda), Conselho Tutelar (livre demanda), 15 vagas para indígenas, 1 vaga para portador de necessidades especiais, 3 vagas para Pessoas da Terceira Idade, 30 vagas para o Distrito Marechal Rondon, 20 para escolas e outras conforme a aprovação da equipe dos coordenadores.

  

O Coordenador do Projeto, Fábio Aguiar, explica que serão duas datas e que os interessados precisam se atentar ao edital que está em anexo a esta matéria, sendo 12 de fevereiro para rematriculas e dia 17 para alunos novos.

 

 

Para se inscrever na nova turma de Agente Mirim e Lobinhos, os responsáveis deverão comparecer na sede do projeto (Anexo a Cadeia Pública) no dia 17 de fevereiro das 09h às 12h, para retirar a senha e a ficha de inscrição.

O Início das atividades: Irão ocorrer no dia 16 de março de 2019 às 7h30min. O candidato deverá apresentar-se com camiseta branca, calça jeans e sapato fechado ou  tênis. Os critérios para a permanência no Projeto Agente Mirim – AGEM estão relacionados aos seguintes requisitos: corte de cabelo, corte de unhas, higiene pessoal adequada. As meninas terão que apresentar-se com os cabelos presos padronizados e os meninos cortarão seus cabelos no primeiro dia de aula e terão que mantê-los cortados periodicamente.

 

 

Novidades para 2019

 

Para o ano de 2019, o coordenador disse que terá algumas novidades, como a implantação da fanfarra do projeto com 50 componentes, sendo composta por pais dos alunos.

Conforme Fábio, o objetivo é interação entre os pais e os alunos dentro do projeto.

¨Os pais que vão tocar os instrumentos, reforçando assim as nossas atuações. Gostaria de ressaltar que o projeto foi idealizado pelos agentes penitenciários da cidade, somos nós que conduzimos,porém também contamos com pessoas que nos ajudam muito, que são os voluntários, sendo eles instrutores de diversas profissões que doam o seu tempo em prol dessas crianças”, pontuou.

 

O Agem é um projeto preventivo contra a criminalidade em geral, como um todo. “Estamos felizes com o resultado desse trabalho que começou bem tímido, de um sonho e que já está graças a Deus perdurando, hoje já somos reconhecidos por toda região e inclusive somos convidados a participar  de vários eventos da cidades, estamos sendo reconhecidos a nível estadual, sendo referencia de projeto jovens mirins na intervenção contra a criminalidade.  

A presidente, em substituição,  do Sindicato dos servidores penitenciários de Mato Grosso- Sindspen/MT, Jacira Maria da Costa, parabeniza  aos servidores que integram esse belíssimo trabalho, enfatizando que além de todo trabalho social, esses valorosos guerreiros elevam o nome do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, ¨Parabéns”, finalizou Jacira.


Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA SINDSPEN/MT