C CNP

Vacinação contra H1N1 começa nesta segunda em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

 

A pretensão é imunizar mais de 5.400 pessoas em Campo Novo do Parecis dos grupos tidos como prioritários e de risco onde estão inseridos os idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

 

Os que se enquadrarem no grupo prioritário, poderão buscar a imunização em um dos postos de saúde mais próxima de sua residência portando seus documentos pessoas e caderneta de vacinação.

 

Sintomas, prevenção e orientação

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça, na garganta e coriza. Além da vacinação, as orientações para evitar o vírus é lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

 

O vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe e a imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

 

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o Ministério da Saúde, não há risco de fazer a vacinação contra e a febre amarela e Influenza. (Trecho com informações do MS e Agencia Brasil).

Publicidade
Banner Coprodia
Publicidade
Banner Covid-19

+ Acessadas

Publicidade
Banner Covid-19