C CNP

Resultado positivo: média do IFMT de Campo Novo do Parecis no IDEB é satisfatório

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nos últimos dias, ocorreu a divulgação de dados relativos ao ano de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb no país. Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis tiveram grande desempenho na avaliação, com pontuação de 5,2.

 

A avaliação do Ideb é realizada a cada dois anos, com estudantes dos 4º e 5º anos, 8º e 9º anos, e com alunos do ensino médio. A nota é calculada pelo Ministério da Educação – MEC considerando as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

 

A nota obtida pelo campus Campo Novo do Parecis indica a qualidade do ensino ofertado pela instituição, decorrência de um trabalho sério realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso há muitos anos, por meio da equipe pedagógica: diretores, coordenadores, assessores e professores.

 

O principal objetivo do campus é continuar aprimorando o processo de ensino e aprendizagem e, com isso, obter resultados cada vez mais positivos e significativos. “A formação continuada dos profissionais da educação e os grandes investimentos na escola, que está muito bem estruturada, estão dando grandes resultados. Temos sim uma educação de alta qualidade aqui”, concluiu o Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, ressaltando que o desempenho do campus confirma a qualidade do serviço que ofertamos para a sociedade.


O que é o Ideb - O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

 

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:


1. Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;
2. Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Publicidade
Banner Coprodia
Publicidade
Banner Covid-19

+ Acessadas

Publicidade
Banner Covid-19