C CNP

Projeto de ensino do IFMT Campo Novo do Parecis estuda a matemática nos cartoons digitais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cheia de fórmulas, números e algoritmos! Por muitos, somente assim é vista a Matemática na escola de Educação Básica. Mas, e se fosse possível transformar tudo isso em diversão?

Nesse sentido, o projeto de ensino “Cartoons no ensino da Matemática” vem sendo desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, planejado e executado pela aluna Daniely Cristhina Sandri e pelas professoras regentes Pamella Aleska da Silva Santos e Karen Guimarães Coredeiro, sob orientação da professora Vera Cristina de Quadros e supervisão da professora Ana Paula Truzzi Mauso.

O objetivo do projeto é propiciar a consolidação da aprendizagem matemática dos conteúdos lecionados aos alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, mediada pela tecnologia digital, através da produção de cartoons digitais.

O emprego de um novo recurso metodológico estudo sobre essa nova metodologia de ensino visa atrair o interesse dos alunos para as aulas de matemática. “A maioria dos alunos reconhecem a importância e a necessidade de estudar a matemática, porém, não demonstram esse mesmo interesse em sala de aula, gerando dificuldades no trabalho dos conteúdos programáticos. Nesse sentido, elaborar e utilizar cartoons digitais nesse processo de ensino-aprendizagem pode auxiliar agregar a prática dos docentes e instigar a pesquisa envolvendo o impacto das mídias digitais no ensino”, explicou Daniely.

Dessa forma, o projeto oferta aos alunos uma oficina sobre elaboração de cartoons digitais, ministrada pela professora mestre, Rosicácia Florêncio Costa, de Juara-MT, pesquisadora nesta área do conhecimento. utilizando softwares que todos podem ter acesso.

Os cartoons são um gênero discursivo que apresentam aspectos humorísticos e imagéticos que podem ser utilizados de auxílio e estímulo à aprendizagem nas aulas de matemática. “A oficina de cartoons foi realizada na segunda-feira. Concluída essa etapa de criação, faremos uma exposição dos resultados aos demais alunos do Ensino Médio e acadêmicos da Licenciatura em Matemática do campus, para avaliarmos, de forma processual, individual e coletiva da ideia de cada cartoon e sua aplicabilidade”, explicou Daniely.

A aluna salienta que, o projeto de ensino faz parte do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo campus Campo Novo do Parecis, e está atrelado à sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Assim, ao questionar o que é preciso para se fazer cartoons, uma boa resposta seria “que tal um pouco de Matemática”? gostei

É uma forma diferente de aprender matemática, interagindo com os softwares disponíveis, com o intuito de encontrar neles temas novidades que chamassem a atenção dos alunos envolvendo os conteúdos matemáticos que estudaram neste ano letivo em sala de aula, instigando discussões e reflexões que ultrapassassem os aspectos formais e linguísticos das tirinhas, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem.

Discussões de que as pessoas aprendem com outras pessoas assim como aprendem com livros e, também, aprendem mediados pelas tecnologias digitais. 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis