C CNP

Paciente vinda de outro Estado morre em Campo Novo do Parecis com coronavírus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fabiana Antunes, Secretária de Saúde e o médico Andrei Meira, do Departamento de Vigilância Epidemiológica informaram nesta segunda-feira (22), o 2º óbito em Campo Novo do Parecis, tendo como uma das consequências o coronavírus.

 

Leia também:

59 pessoas já se curaram do coronavírus em Campo Novo do Parecis; 3 estão internados

 

Segundo informações obtidas pelo site Parecis.net, a paciente em questão que veio a óbito é uma mulher de 79 anos que vinda de um município do estado do Maranhão. Após ser tratada naquela localidade, a paciente recebeu alta hospitalar e se deslocou para Campo Novo do Parecis ainda apresentando os sintomas da doença.

 

Uma investigação será realizada para saber o porquê de a paciente ter recebido alta na cidade onde reside e ter vindo para Campo Novo do Parecis mesmo ainda apresentando os sintomas da doença.

 

Além da Covid-19, a paciente que veio a óbito apresentava hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, síndrome respiratória aguda e sepse foco pulmonar.

 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.