C CNP

IFMT de Campo Novo do Parecis participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis esteve participando da  21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A competição é aplicada em 13 mil escolas para alunos do ensino fundamental e médio.

 

Os alunos do campus, com o auxilio e dedicação do professor de Física, Edson Silva Ferreira, trabalharam com afinco e realizaram uma excelente participação. “As atividades teóricas e práticas foram desenvolvidas nas aulas de Física, como componente curricular da disciplina. Depois de muito trabalho e dedicação dos alunos os resultados foram alcançados e estamos entre as 5 instituições de ensino de Mato Grosso selecionadas para participar da etapa Nacional da Mostra Brasileira de Foguetes.

 

A equipe selecionada para a próxima etapa é denominada “Newton”, sendo formada por três alunos do curso de Bacharelado em Agronomia: Lucas Wendler Tutihashi Inomata, Vinícius Silva Dias e Andressa Rosa Jaroszewski. Os alunos desenvolveram um foguete com alcance de 175 metros.

 

Para o professor, a conquista já é motivo de muito orgulho pois, segundo ele, o objetivo é sempre proporcionar aos estudantes novas descobertas, ideias e conhecimentos.. “Confio na capacidade dos alunos e estamos trabalhando para melhorar ainda mais esse resultado. Esperamos alçar voos ainda maiores e retornar dessa etapa com troféu e medalhas”, disse satisfeito.

 

A Olimpíada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. O evento é coordenado por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis