C CNP

Estudantes escolhem nome de biblioteca em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, localizada no município de Campo Novo do Parecis (a 396 quilômetros a noroeste de Cuiabá), os alunos realizaram uma eleição para escolher o nome da biblioteca estudantil. O resultado apontou a escritora Clarice Lispector como a escolha dos alunos, realizado no dia 5 de novembro. Participaram os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, em uma votação online.

 

Segundo a diretora Elisiane Masso Nascimento, a eleição surgiu com a indagação das professoras que coordenaram o evento e alguns profissionais da escola. “Por que a biblioteca não possui um nome? A partir daí, iniciamos buscar sugestões de nomes de escritores locais e consagrados”, destaca.

 

“Fizemos uma atividade interventiva voltada à importância da leitura, onde os estudantes, estimulados pelas professoras de língua portuguesa, reconheceram a importância da biblioteca na formação humana. Os alunos conheceram as personalidades que mais se destacaram na literatura brasileira e participaram de uma eleição para se estabelecer um nome oficial para a biblioteca da escola”, ressalta.

 

Para as duas professoras de língua portuguesa que coordenaram o processo de votação, a ação teve como foco estimular os estudantes a reconhecerem a biblioteca da escola não só como espaço acolhedor e promovedor de leitura, mas também como consolidador de aprendizagem e crítica.

 

Além de Clarice Lispector, receberam votos os escritores Ricardo Guilherme Dicke, José de Alencar, Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Monteiro Lobato.

 

Adilson Rosa | Seduc MT