C CNP

Campo Novo do Parecis apresenta baixo risco de infestação do Aedes aegypti, diz levantamento

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Neste ano de 2018, a Coordenadoria da Vigilância em Saúde Ambiental e Gerente de Controle de Vetores de Zoonoses de Cuiabá, solicitam aos municípios a realização de 04 (quatro) LIRAa (Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes Aegypti), com o objetivo de averiguar os índices de infestação larvárias dos meses de Fevereiro, Junho, Agosto e Novembro de cada região.

 

Esse levantamento é de extrema importância, pois, permite ao Agente de Combate às Endemias (ACE) descobrir como está a situação do município em uma semana, e também identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos (focos) são predominantes na área. Com isso, é possível envolver outras áreas que não apenas a saúde e ampliar as ações de prevenção do transmissor. O trabalho do ACE, além de fazer a vistoria, também é de conscientização da população, sendo primordial a orientação e o apoio de todos.

 

Acompanhe abaixo os resultados dos levantamentos realizados nos bairros de Campo Novo do Parecis:

TRABALHO REALIZADO PELOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

Índices de infestação predial:

  • Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias
  • De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta
  • Superior a 4%: há risco de surto de dengue

No início da semana foram repassados números de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica.

 

O trabalho social é fundamental nas atividades do agente. Eles realizam o serviço educativo, na qual, informam os cidadãos maneiras de como cuidar e tratar de sua própria residência, orientando-os sobre a necessidade de evitar focos do mosquito, mantendo quintais limpos eliminando assim os possíveis criadouros de mosquitos já existentes, mas isso só é possível com todos fazendo sua parte.

 

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Departamentos de Vigilância Ambiental e Epidemiológico, alerta e pede a população para que fiquem atentos e que realizem os cuidados na limpeza de seus quintais, retirando entulhos, água parada em vasos de plantas, brinquedos, pneus, etc.

 

Para maiores informações, entre em contato na Secretaria Municipal de Saúde pelo 3382-2366 / 3382-4595.

 

Fonte: Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológico/SMS