C CNP

Alunos de escola de Campo Novo do Parecis realizam feira com a temática do Centro-Oeste

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, na comunidade de Itanorte, região rural de Campo Novo do Parecis (a 396 quilômetros a noroeste de Cuiabá), realizou a Feira do Centro-Oeste, como resultado do trabalho desenvolvido durante o ano letivo pelos estudantes do ensino fundamental (6º, 7º e 8º anos) e do 1º ano do ensino médio. Ao todo participaram da atividade 78 alunos.

 

Entre os trabalhos apresentados estão os povos ameríndios, as características do centro-oeste, os mapas de Mato Grosso e, principalmente, as atividades econômicas do Estado - cuja mostra realizada no corredor da escola, por meio de maquetes, chamou a atenção dos visitantes.

 

Segundo um dos coordenadores da feira, professor de geografia Hélio Fernandes de Lima, os trabalhos apresentados pelos alunos foi compreender a realidade através de pesquisas elaboradas e protagonizadas por eles próprios.

 

“Nossos alunos perceberam a necessidade de promover em nossa comunidade ações que justifiquem a participação mediante a produção do conhecimento, através atividades que os vinculem ao contexto histórico sociocultural e econômico da comunidade Itanorte”, destaca o professor.

 

Hélio acrescenta, que, para isso, buscaram desafios através de ações que possam contribuir com ambiente em que vivemos, com perspectivas na melhoria de qualidade de vida.

 

O projeto envolveu também os professores Élio Ribeiro da Veiga, de história, Elieudes Junior Dering de Lima Silva e Ana Márcia da Silva, de matemática, Fernanda Meneses Gomes, de ciências e biologia, e Josiane Aparecida Soares Gomes, de língua portuguesa.

 

Adilson Rosa | Seduc MT