A Agro

eSocial é tema de palestra promovida pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Senar-MT realizou na noite desta terça-feira (15), no auditório do Rotary Club, um ciclo de palestra com técnicos e profissionais de contabilidade, produtores rurais e chefes de departamento de contabilidade para explicar as mudanças do sistema de informações trabalhistas, enviados através do eSocial.

 

O Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis foi parceiro no evento.

 

A palestra foi uma oportunidade para que as pessoas que lidam diretamente com a área de recursos humanos dos trabalhadores rurais possam entender esse novo sistema.

 

“A palestra faz parte de um esforço concentrado do Sistema FAMATO junto aos produtores para que eles se regularizem e se organizem para poder atender a obrigação acessória, que é denominada eSocial. Ela tem vínculo trabalhista, vínculo previdenciário e vínculo tributário, então esse tipo de obrigação acessória se não cumprida, vai trazer uma série de penalidade, como bloqueio de CND, multa e é uma coisa que o Sistema FAMATO não quer para os produtores”, atentou Benjamin.

 

Entre as palestras, foram abordados temas sobre o FGTS, o INSS e a Receita Federal. O palestrante Benjamin Acuña, que é consultor e instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, afirmou que a palestra de desta terça será enriquecida com as oficinas, que serão ministradas em breve.

 

“A palestra de hoje é bastante informativa para os gestores das fazendas e após esse esforço vai ser multiplicada nas oficinas”, pontuou Benjamin Acuña.