A Agro

Caravana do Circuito Aprosoja visita APAE de Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em trabalho pela Região Oeste para realização do 14º Circuito Aprosoja, equipe da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) visitou duas entidades acompanhadas e assistidas pelo Projeto Agrosolidário, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Campo Novo do Parecis e Associação Nosso Lar – Casa do Idoso, em Tangará da Serra. Encontros foram marcados por muitos agradecimentos.

 

Mensalmente as duas associações recebem a bebida de soja para ser inseridas na alimentação das crianças, jovens, adultos e idosos acolhidos na Apae e Nosso Lar. Presidente Antonio Galvan, participou dos encontros e enfatizou a importância do Projeto Agrosolidário que atende atualmente 72 instituições em todo Estado.

 

“É um prazer realizarmos essas visitas e ver o nosso programa Agrosolidário sendo valorizado pelas crianças excepcionais, os idosos amparados pelo lar, já com idade bastante avançada. É bastante gratificante saber que contribuímos com os cuidados, com a bebida de soja, distribuída pela Aprosoja, que representa os produtores”, disse.

 

Disponíveis nos sabores chocolate, morango, banana e laranja, a bebida é sucesso entre os cerca de 100 alunos que frequentam a Apae de Campo Novo do Parecis. Anderson Araújo, estudante desde 2010 disse que aprova a bebida e garantiu que os colegas também adoram. “É uma bebida gostosa, muito boa. Tem várias vitaminas, ajudam nós. Muito boa essa parceria. A bebida é muito deliciosa, eu adoro e os colegas também gostam muito”, disparou o estudante.

 

Diretora da Apae, Edina Baú, lembrou que a maior parte dos alunos atendidos pela Associação possuem restrições alimentares e que a bebida de soja foi inserida na dieta deles, pois não há restrição nutricional. “Nós oferecemos a bebida, que vem complementar a parte nutricional. Muitos tem restrição alimentares e ela é uma bebida que não sofrem restrição na orientação medica”, enfatizou.

 

“Agradeço a Aprosoja pela colaboração e ajuda a entidade com a doação da bebida, que complementa a merenda dos nossos alunos. É muito importante pra nós. Vivemos totalmente de doações e a Aprosoja agrega mensalmente conosco”, agradeceu a presidente da Apae, Lucélia Toninho.

 

Aproximadamente 32 idosos moram na Associação Nosso Lar – Casa do Idoso, em Tangará da Serra. Responsável pela alimentação e cuidados dos moradores, a enfermeira Iasmin Marques explicou que a contribuição da Aprosoja com a bebida é importante nos quesitos financeiros, de saúde e administrativo. Por lá eles fazem suco, picolé, sorvete e bolo com o produto.

 

“O reflexo de sede é diminuído, paladar é prejudicado, desses senhores e com o produto aumenta a quantidade de ingestão de liquido e está sendo muito bom. São coisas saudáveis que podemos dar sem medo, todos tem diabetes, problema renal ou hipertensão. Para realidade do lar está sendo fundamental essa contribuição”, avaliou a enfermeira.

 

Participaram das visitas o vice-presidente Oeste, Diogo Rutilli, diretor-executivo da Aprosoja, Wellington Andrade, delegados Magda Ortonan, Marcio Nicolli e Antônio Cesar Brolio, que também é presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.