A Agro

Campo Novo do Parecis se tornará o maior produtor nacional de grão-de-bico

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pesquisas realizadas pela empresa Agrícola Ferrari no ano de 2017 mostraram a viabilidade da cultura do grão-de-bico na região de Campo Novo do Parecis. Na época, foram realizados diferente testes com a leguminosa plantado como opção de segunda safra, obtendo resultados satisfatórios.

 

Com a viabilidade comprovada, a empresa está prestes a cultivar em parceria com produtores rurais cerca de 10 mil hectares. “No ano passado realizamos testes com a grão-de-bico e o resultado foi bom. Pretendemos agora nos tornar os maiores produtores do grão no Brasil”, afirmou Thiago Terres engenheiro agrônomo da empresa Agrícola Ferrari, que detém o título de maior produtora de milho pipoco do mundo.

 

Os testes realizados na região do cerrado foram na propriedade do senhor Moacir Martelli. O agricultor está otimista com essa nova possibilidade de cultura para a segunda safra. “Plantamos os testes no ano passado e esse ano separamos uma aérea um pouco maior. Iremos plantar 600 hectares e se der boa rentabilidade iremos aumentar no próximo ano”, disse.

 

A empresa Agrícola Ferrari, já atua na exportação de milho pipoca, girassol, milho branco e outros cerais e aposta agora na produção e exportação de grão-de-bico.

 

Atrás apenas da soja em termos de consumo mundial, o grão-de-bico ainda é pouco consumido no Brasil – oito mil toneladas/ano, supridas com importação - mas aumentam as apostas em torno de um crescimento nesse sentido, a partir do aumento da produção e do interesse de empresas processadoras.

 

Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o bom funcionamento dos intestinos.

 

O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.

 

Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. Cada 100 gramas de grão contêm 6 gramas de fibras, sendo na sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.

 

O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.

 

Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo. É indispensável numa dieta alimentar equilibrada. O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

 

Foto: Parecis.Net