A Agro

Associados da Aprosoja MT podem sugerir próximos experimentos do CAD Parecis

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os membros da Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) têm 10 dias para sugerir os próximos protocolos (experimentos) a serem realizados no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) Parecis com foco na safra 2018/2019. O CAD Parecis, aberto em 2017, está localizado no município de Campo Novo do Parecis e é uma parceria da Aprosoja com a Fundação Mato Grosso com foco em pesquisas, principalmente em solos arenosos.

 

A decisão de abrir para todos os membros foi tomada durante a reunião da Comissão de Defesa Agrícola realizada no próprio município de Campo Novo, na última terça-feira (19), um dia antes do Dia de Campo no CAD.

 

“A descentralização da reunião da comissão foi um grande sucesso. Tivemos cerca de 30 participantes, de várias regiões do Estado, em que se discutiu ao lado de representantes da Fundação Mato Grosso, quais são os protocolos que nós vamos defender no campo de pesquisa. Como são temas bastante específicos, nós estamos remetendo para todos os membros da comissão. Dentro de 10 dias, vamos avaliar, juntamente com a Fundação, quais são os mais importantes para a próxima safra”, destaca o vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola e conselheiro fiscal da Aprosoja, Naildo Silva Lopes.

 

Além desta definição, a reunião da Comissão teve como pautas os status dos projetos tocados pela área. São eles: Aproclima, Classificador Legal, Monitor da Segurança e Simpósio Agroestratégico.

 

CAD Parecis – O evento focado nos protocolos realizados pela Fundação Mato Grosso e Aprosoja da safra 2017/2018 foi divido em dois momentos. Na noite do dia 19 de junho, pesquisadores da Fundação divulgaram e explicaram os principais experimentos realizados no CAD. Eram esperadas cerca de 50 pessoas e o público chegou a 150 participantes.

 

Na manhã seguinte, dia 20 de junho, foi a vez do Dia de Campo, no próprio CAD Parecis. Na ocasião, cerca de 120 agricultores, consultores da área, delegados e diretores da Aprosoja, dentre eles o vice-presidente Norte e coordenador da Comissão de Política Agrícola, Zilto Donadello; o segundo vice-presidente Norte e coordenador da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Gilberto Eberhardt; e o diretor financeiro da Aprosoja, Carlos Sfreddo,  puderam conferir, na prática, o que a Fundação Mato Grosso havia apresentado na noite anterior.

 

“Eles mostraram, por exemplo, os protocolos de adubação em solos arenosos e também os protocolos focados em área de cobertura, mostrando áreas com milheto, crotálaria, braquiária, milho e consórcio milho-braquiária”, explicou a analista de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech.

 

Protocolos – Desde a criação do CAD Parecis, a Fundação Mato Grosso e a Aprosoja realizaram mais de 40 protocolos. Os resultados destes experimentos podem ser acessados e baixados no link

 

ASCOM Aprosoja