Produtor de MT deve esperar até 2015 para escoar safra por PA E-mail
(0 votos, média de 0 em 5)
Escrito por Da Redação on Qua, 30 de Maio de 2012 19:19   

Pavimentação de BR-163 pode baratear frete em até 40%. Em 2014 agricultores podem aproveitar opção de Miritituba.

 

 

Imagem IlustrativaO ano de 2015 deve representar para o setor produtivo de Mato Grosso um marco histórico na busca por novas rotas para escoamento da produção de grãos. Este é o tempo estimado pelas entidades do agronegócio estadual para que todos os portos do estado do Pará possam ser utilizados com a finalidade de levar as commodities para o mercado externo. Mas para que se concretize a ligação entre os dois territórios, o primeiro requisito é ter concluída a pavimentação na BR-163 sentido Cuiabá (MT) a Santarém (PA).

 

 

Em Mato Grosso a rodovia federal já está asfaltada. A última obra referia-se ao trecho de aproximadamente 50 quilômetros a partir de Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, até a divisa. Mas no estado vizinho mais de 1.000 km precisam sair do projeto.

 

 

O desafio promete mobilizar as forças do agronegócio. Elas querem que o governo pressione as empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que cumpram o cronograma.

 

 

Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística destaca que a estimativa do setor é que se até o final de 2013 estiver pronto o corredor ligando a divisa entre Mato Grosso e Pará até o Porto de Miritituba, no ano seguinte será possível ao produtor mato-grossense usufruir da estrutura do porto.

 

 

Mas para explorar toda potencialidade do Porto de Santarém e ter as despesas com frete reduzidas em até 40%, será preciso esperar um pouco mais: 2015. Dados do Movimento Pró-Logístico mostram que 674,56 km separam a BR-163 entre a fronteira com os dois estados até o entroncamento com a BR-230 (ponto de acesso a Miritituba). Deste total, 280 km estão pavimentados, ou 41,5% do total.

 

 

“Há uma luta para viabilizar a pavimentação. Vamos pressionar o DNIT para que cobre das empresas para que até o final do ano que vem esteja pronta a pavimentação neste trecho”, declarou o representante, em entrevista ao G1.

 

 

Vaz Ferreira acompanha, no Pará, a comitiva do Estradeiro Aprosoja. Equipes percorrem a região para verificar o cronograma de serviços de pavimentação. Quando operacionalizada, somente pela BR-163 devem rodar 150 mil carretas em direção aos portos. Em um primeiro momento, os portos do Pará já devem receber 6 milhões de toneladas de grãos.

 

 

Mas ao mesmo tempo em que a BR-163 é considerada uma das principais demandas para baratear o frete com transporte, o segmento também cobra a implementação de outros projetos, como a hidrovia Teles Pires-Tapajós. “O que insistimos também é na hidrovia. Embora a BR-163 soja nova ela já vai nascer saturada”, complementou o coordenador-executivo.

 

 

Estradeiro 2012

 

Nesta terça-feira (29) as equipes que formam o Estradeiro Aprosoja percorreram o trecho entre a cidade de Sinop (MT) até Novo Progresso (PA). Neste estado, o andamento das obras imprime velocidade considerável, pontua Ferreira. No entanto, lembra o representante, algumas empresas precisam ser acompanhadas de perto para que estejam no ritmo considerado ideal.

 

 

Todas as constatações do Estradeiro vão formar um documento a ser elaborado pelas entidades do agronegócio mato-grossense. Os pontos elencados vão ser repassados aos governos federal e estadual para que acompanhem a situação.

 

 

Fonte: Leandro J. Nascimento - G1 MT

 

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Produtor de MT deve esperar até 2015 para escoar safra por PA
Veja também:
Objetivando a atualização dos preços mínimos de garantia do Governo Federal das principais cultu
20-05-2013
Mato Grosso assumiu, em abril, o quarto lugar no ranking nacional dos maiores exportadores do Brasil
15-05-2013
Pelo menos, 390 mil pessoas declararam dentro do prazo. Outros 4% dos contribuintes ainda precisam a
08-05-2013
A retração no preço do algodão em Mato Grosso desacelerou as vendas da pluma no estado.  Me
03-05-2013
É um processo novo que ainda não existe na região.         O Prefeito
25-04-2013
A Parecis S.A é uma parceria entre Parecis Alimentos e Celena Alimentos.     O prefeit
17-04-2013
Última atualização ( Qua, 30 de Maio de 2012 19:26 )
 

Adicionar comentário

Política de comentários.
O Site Parecis.net não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos. Não serão aceitos textos em caixa alta (TEXTO EM LETRAS MAIÚSCULAS); Exceto siglas e a primeira letra de cada palavra.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação.


Código de segurança
Atualizar

Parecis.net © Todos os direitos reservados.